quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Gabriela 15 anos






Esta é uma prévia do album montado da Gabriela, em seu aniversário de 15 anos.
Quero deixar a gratidão a toda sua familia, e por ter nos recebido tão carinhosamente,

Américo Sperandio

Criança


Se olhássemos com olhar de criança, brincaríamos mais e perguntaríamos menos, sentiríamos mais e explicaríamos menos.
Não haveria mistérios e se mistérios houvesse, não existiria a impossibilidade de desvendá-los.
O que haveria além da janela? Pergunta inútil, pois não haveria janelas... apenas amplidão, onde tudo caberia: bruxas, fadas, duendes, gnomos, estátuas, gente. Tudo real, na órbita do meu olhar.

Esta é minha filha Nathália

Américo Sperandio ( Fotografo)

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O melhor casamento do mundo – Video de casamento

Alguém se habilita? Haja disposição e organização!
Mais uma ótima ideia, só que dessa vez houve um grande trabalho por parte dos cinegrafistas, a sincronização ficou ótima e a execução também!


Brian & Eileen's Wedding Music Video. from LOCKDOWN projects on Vimeo.

Dicas de Bouquet

Desmistifique: preocupações exageradas com o
bouquet NÃO são frescuras.
Lembre-se: quem irá entrar antes de você na igreja?
Isto mesmo: SEU BOUQUET.

A primeira impressão que ele causar, acabará ficando.

É claro que o bouquet deve combinar com o vestido.
Mas, na prática não parece tão fácil assim...
Se seu vestido for super clássico,
um bouquet com flores brancas, românticas, combinam com perfeição. Já numa noiva informal, este mesmo bouquet
pode se tornar um tragédia.

Mais adequado se mostram flores "leves",
montadas em arranjos mais simples e não tão "cheios".

Ainda existem os vestidos extravagantes,
que irão morrer se colocados com bouquet clássico.
Nestes casos aposte nas novas tendências.

Se você e seu vestido fazem o estilo "clean",
estas opções também valem. Outra idéia é o ramo de flor nobre,
amarrado em uma bela organza.
Valem, e muito, as belíssimas orquídeas e a poderosa tulipa.

Outra dúvida cruel: jogar ou não?
Quer ser mais chique???
Corte uma pontinha do tecido de seu véu
e distribua as flores entre suas amigas.
Perfeito.

Adoro Tudo Isso!!


E foi assim que eu vi uma noiva LINDA bem de perto! E descobri que ser fotógrafo de casamento é viver em sonhos, é trabalhar em momentos de alegria, de realização, de emoção! Eu fotografo gente feliz, bonita, arrumada, transbordante!!

Mas eu não tenho sábados ou sextas. E quem dá plantão também não tem. Eu, em todos os finais de semana, vou a uma festa! Ouço as melhores músicas (ok, nem sempre!) e estou sempre sabendo das tendências. Mas não danço e nem bebo nessas festas. (Ok, danço, mas só um pouco, não conta).

Eu conto o ano em finais de semana. Eu sei onde estarei no terceiro sábado de julho de 2010, por exemplo.

Eu sei histórias de família! Eu sei segredos de noivas! Eu sei o que elas vestem por baixo do vestido! Eu sei a história do casal! É uma delícia!!! Eu pergunto mesmo, quero saber, me conta! Se conheceram como? Quanto tempo? Moram juntos já? Me conta!! Adoro! Eu tenho material para livros em volumes, mas acabo me esquecendo com o tempo.
Com véu ou sem véu? Buquê cascata ou bolinha? sapato, mule ou sandália? Branca? grinalda? Alianças! ADORO!


Américo Sperandio

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Vida de Fotografo


Quando fotografo imagino que estou contando histórias, abertas, herméticas, mais ou menos dirigidas, mas estou contando histórias, e escrever é contar histórias de outra maneira. Só coloco no papel as imagens que tenho na cabeça.
São duas formas de expressão que, de uma certa maneira, me permitem colocar para fora o que vejo.

Casamento de Dia


PARA O NOIVO: O noivo, deve optar por cores mais claras ou neutras, os variados tons de cinza ou bege. A camisa deve ser sempre mais clara que o terno e a gravata em tons mais escuros que a camisa. Se a cerimônia for mais formal, o noivo pode optar pelo meio fraque.

PARA MÃES, MADRINHAS E CONVIDADAS: Para as mães, madrinhas e convidadas primeiramente nunca use cores no mesmo tom que a noiva! Branco é proibido! Perolados e beges também. O dia é da noiva e não se pode competir com ela. Casamentos em períodos da manhã são indicados tons leves, pastéis, florais, suaves. Cor forte, especialmente a cor preta, deve ser evitada. Mas isso não quer dizer que você não possa usar cores como os laranjas, rosas, amarelos. Claro que pode! Use com acessórios mais neutros. Os tons vibrantes trazem alegria e descontração, principalmente em ambientes ao ar livre e que combinem com o clima da cidade. Os estampados estão valendo para as madrinhas e convidadas que desejam fazer um diferencial. Estão em voga e deixam seu traje bastante atual.

Os tecidos podem ser “molengos” que tenha um bom caimento, que dê a leveza exigida em um casamento durante o dia. Ou seja, tecidos que sejam nobres e, ao mesmo tempo, leves. Deixe as zibelines, shantungs de seda e cetins para os casamentos à noite, assim como as rendas e os bordados. É uma boa hora para os georgettes lisos e estampados, sedas puras, os panamás, os linhos e os algodões. Caso o casamento seja em local aberto, o chapéu é um acessório que pode dar uma boa composição à roupa, mas só se o casamento for ao ar livre – num sítio, num clube ou campo – e com dia ensolarado. Um terninho também seria uma boa escolha, desde que o tons remetam aos tons pasteis. O que não se deve usar é tecido brilhante, muitos enfeites nem maquiagem pesada.

O comprimento é democrático. Pode ser um palmo acima do joelho ou um pouco abaixo. Os longos são reservados para a noite em casamentos mais formais.

O brilho deve ser descartado, tanto nas roupas quanto nos acessórios! Evite o “strass” no visual como um todo. Os acessórios podem ser vistosos, mas discretos. Quanto aos sapatos os saltos medianos são os mais indicados. Caso o local do casamento seja em campo aberto deve-se usar os saltos um pouquinho mais grossos para não ficar enterrando. Já bolsas, valem das pequenas a médias e que combine com o tom de sua roupa. Os modelos carteiras podem ser uma boa pedida, estão em alta e dão um charme especial. Nada de bolsões!!!

PARA OS PAIS E PADRINHOS: Para os pais e padrinhos os ternos mais claros são os mais indicados. Os tons de cinza ficam perfeitos. Apesar de azul marinho ser um tom escuro, pode ser usado de dia e de noite.

Se você não for padrinho, pode trocar o terno e a gravata por algo mais despojado, sem nenhuma culpa. Uma bela calça de alfaiataria pode vir acompanhada de uma camisa com suave gola em V, mangas longas, feita de malharia mais sofisticada. Use um blazer ou paletó para o início da cerimônia, e depois que o clima estiver mais descontraído, deixe-o descansando na cadeira. Estão terminantemente proibidos os jeans, as bermudas e os shorts! O casamento é durante o dia mas você não está indo ao churrasco na casa do vizinho. Portanto um pouco de sensatez!

Bem, espero que vocês aproveitem as dicas preciosas e aproveitem a festa!

Para escolher seu fotógrafo favorito


* Pense quanto do seu budget você dedicará à fotografia. Há fotógrafos de todos os níveis de preços no mercado. Lógico que os bons, em geral, são + caros: requer muita experiência, equipamentos caros, 12 horas trabalhando em pé, horas após tratando as fotos, etc. Cuidado com estes que prometem mundos e fundos como álbum da sogra, poster, calendário, etc, etc por um preço mais baixo. O foco dele é quantidade ou qualidade?

* Existem no mercado empresas especializadas em fotografia de casamento. Eu não gosto. Vou explicar porquê. Estas empresas contratam um monte de fotógrafos, em geral recém formados de cursos por aí. Quando você vê um álbum da empresa, está vendo, na verdade, uma edição das melhores fotos, dos melhores fotógrafos. Mas será que esse cara bom estará no seu casamento? É importante você conhecer o profissional que irá ao seu casamento, ter afinidade com ele, gostar do estilo de fotos que ele faz. Portanto, não contrate empresa, contrate o fotógrafo.

* Defina seu estilo favorito de foto, e vá atrás de fotógrafos que façam isso. Eu não estou falando apenas de fotos clássicas X fotojornalismo, mas também se você gosta mais de fotos com efeitos ou não, se gosta de um estilo vintage ou mais realista, ou artística, se gosta de preto e branco ou não, etc.

* Afinidade é tudo! Seu fotógrafo será a pessoa que estará te acompanhando o dia inteiro, desde a hora de se arrumar até o fim da festa. Verá você de bobs no cabelo, aguentará sua ansiedade, nervosismo, tudo. Escolha uma pessoa que você se sinta a vontade.

* Quando visitar um fotógrafo, peça para ver vários álbuns completos, e não apenas 1 álbum com as melhores fotos dele. Não se engane.

* Tem que estar no contrato se o fotógrafo fica até o fim da festa, ou quantas horas ele trabalha e quanto custa a hora extra. Isso é importante para que não aconteça dele ir embora às 2hs da madrugada, enquanto sua festa durará até às 6hs, e vários momentos lindos acontecerão após ele ter ido embora.

* Tem que estar no contrato também se ele entrega 100% das fotos pra você, ou apenas a quantidade determinada para o álbum, 120, por exemplo. É normal fotógrafos tirarem mais de 800 fotos numa festa. Você só poderá escolher umas 100 ou 120 para o álbum , para não ficar tão grande e cansativo. Mas e as outras 700 fotos? Você também vai querer guardá-las de lembrança, e se for comprar separado após, serão bem caras. Já verifique se receberá todas ou não. E isso influi no preço do fotógrafo, lógico.

* Não esquecer que no contrato deve constar: nome do profissional contratado, nome de quem irá substituí-lo em caso de força maior, número de assistentes, lista de locações (cabelereiro, igreja, salão), data e horário do trabalho, traje, equipamentos a ser usado, valores, se incluí o álbum ou não, tratamento das fotos, quantidade de fotos a ser entregues, prazo de entrega das fotos.