quarta-feira, 5 de maio de 2010

Dilema Montagens Dos Albuns

Este tema foi colocado pela minha amiga Carolina Pires

Editando um álbum

vale a pena reproduzir aqui exatamente como ela colocou no blog ,queria dar o meu parecer, mas como concordo completamente com a opnião da Carol, acho que fica melhor deixar como esta.

Agradeço muito por ter criado este post no seu blog.

para quem quizer visitar coloco o link aqui

Como é difícil chegar com o material do casamento cru, descarregar, olhar mais de não sei quantas fotos, às vezes centenas, às vezes mais de mil, e editar! SIM E-DI-TAR! Uma tarefa difícil, ainda mais porque a edição dá o tom do casamento. Não é fácil. Tem gente que fotografa super bem mas edita super mal. Eu engatinho… confesso que tem horas que me perco…
Mas imagina, A NOIVA, que não trabalha com imagem, nunca editou (na maioria das vezes) e pior (!!) ela é A fotografada e os amigos dela estão em TODAS as fotos da festa. Aí ela recebe um papelzinho meu dizendo: “blá blá blá escolha 100 fotos”. Com a licença da palavra: fu…..!
Então, depois de ouvir tanto pedido de socorro, heheheh, eu resolvi escrever aqui o que EU acho importante e legal para um álbum de casamento.  Só algumas idéias!
Vamos lá! Um álbum de casamento é um documento histórico. Sim! Pega o da sua mãe, avó!!! Os carros antigos, as roupas, penteados… tudo referente a uma época específica. Um álbum dos anos 80, Ave Maria, eu já vi! Mangas bufantes, cabelos com permanentes, ombreiras gigantes hahahaha! Pois então, o álbum é um documento! Seu vestido, sua make, a roupa dos convidados, o carro que você usa… Pensa que um Honda Civic é chique? Deixa passar quinze anos que seu filho vai rir da sua cara! :D  Mas o que é legal é ele ver que naquela época que “a mamãe e o papai” se casaram era o carro da moda! Assim como todo o resto! Legal, né?!
Mas não é por ser histórico que o álbum precisa ser chato, monótono, com fotos tradicionais.  A “história” já vai estar lá. As cores que você escolheu para decorar, as flores, arranjo do cabelo… o tipo de câmera fotográfica, papel do álbum… tratamento das imagens… a história já se fez!
E como foi o DIA do seu casamento? Eu não suporto essa coisa de fazer foto do hotel/Igreja/sei lá o quê, com um dia LINDO para colocar no álbum se o dia “D” caiu um toró! Eu como fotógrafa vou clicar a chuva! O cinza, o caos, ou o belo das gotinhas, mas SOL, sorry, ele não apareceu pro casamento. hehehe! E fica lindo!

E essas fotos no álbum trazem cheiros! Seja de calor ou frio, traz o clima de Natal, de carnaval, de época nenhuma… traz o dia que você escolheu, mas que o Universo escolheu como seria! Casou em Copacabana? Mostra! Era em Niterói? No interior? Num sítio?! Quero ver! Como era? Que cor tinha? Cheiro de quê? Com quem você estava? Que som tinha? Foi tenso, alegre, estressantes, um saco, uma alegria sem fim?! Juraaa?! Cadê??

Ok, nem sempre tem foto de tudo, o tempo não deu, o dia não ajudou, ou qualquer coisa que seja… não faz mal! Sempre tem ícones que podem representar o dia! Lembrando que making of é a noiva se arrumando, onde já se conta uma história, e não um book fotográfico.  Amou as fotos vestida de noiva? Faz um álbum à parte… para evitar incluir 17 fotos depois de pronta… :D 
Problema sério: cerimônia. 14 fotos dos padrinhos entrando, 10 do noivo, 24 fotos da noiva sendo algumas saindo do carro, algumas na porta da igreja, algumas andando… hehehheheh!!! Depois 57 fotos de carinhas lindas, olhares fofos e gestos carinhosos. SIM! Eu adoro, eu fotografo trocentas porque eu amo isso, o que NÃO quer dizer que todas entrem no álbum, correto? :D Depois, foto dela colocando a aliança e ele colocando a aliança, ele beijando a mão dela, ela beijando a dele, ele dizendo sim, ela dizendo sim, ele assinando, ela assinando, as testemunhas assinando… acabou  o álbum.
Eita falta a festa! Não, mas antes tem 5 beijos, 8 fotos da saída, foto no altar com os pais, depois outra com os pais e as damas, depois com as avós, depois….
Aí na festa eu não vou nem falar :D 182 fotos com os amigos + todas do bolo + fotos do casal juntinho. Fizemos 20 mas vou querer colocar só 17. Ah e tem as posadas com padrinhos (de novo, eles já entraram na igreja), aí, deixa eu pensar mais: ah! 38 da decoração! Paguei caro, quero decoração! Detalhes E geral. As luzes, as velas, ah! Essa tia eu nem gosto tanto, mas pega mal não estar no álbum, TEM QUE colocar. Mas se colocar tia fulaninha tem que colocar o tio sicraninho, só aí vão duas fotos porque não tem eles dois na mesma….
É MUITO particular, lógico!!! Mas como todos os dias me pedem um help, lá vai hehhehe!! vão me matar:
No máximo três fotos entradas da noiva (contando carro, porta, corredor), entrada do noivo, às vezes entra no álbum, às vezes não. Tem vezes que ele já está esperando no altar. Padrinhos entrando NUNCA, já tem na festa. Carinhas e chamegos, sei lá, 4! Alianças: pega ela colocando ou ele e pega um ou outro dando o beijo na mão! (vão me matar) O resto floreie! A daminha com careta, as flores lindas, visão geral da igreja, um choro repentino, uma careta do casal, o detalhe das mãos, das alianças…. não sou má, pode colocar muitas fotos é só não repetir. Foto posada na Igreja: pais e daminhas. Linda! Uma da saída, outra do arroz se tiver, fotos alegres!!!

Festa. Não abro mão (da minha opinião, óbvio). Só entra quem tem a ver. Você quer colocar a tia Z mas a tia Z nem vai ver seu álbum! Bolo, dança, beijo, olhares, mordidas, gargalhadas, vale TUDO! Gravata sendo cortada, 10 fotos da decoração, poses engraçadas, fotos de galera! A melhor amiga, o melhor amigo, junta todo mundo! NÃO pode faltar: foto com os pais descontraídas. Ah mas todo mundo é importante. Você acha que todo mundo ali te colocaria no álbum de casamento deles? Mais fotos do casal!! ah! Explora! Foto inesperada, foto que você ouve a música, que você vê a luz, sente o ritmo, a batida da música, BOTAAA! Buquê! Ai Deus! Não necessariamente tem que ter a foto da noiva abraçada com a pessoa que pegou a flor, até porque nem sempre é amiga…  bota a noiva linda com o buquê, jogou e pronto! Se for uma pessoa ótima que pegar, tá valendo. Mas a namorada da prima do tio que você chamou por educação vai fazer o que mesmo no seu álbum??

Making of eu quero ver o dia! O vestido, sapato, a noiva de bob! A mãe tensa, a loucura do vestido, a beleza da MULHER se tornando NOIVA, a beleza da Mulher que foi escolhida por um Homem para ser dele, sua companheira, sua mulher, sua amiga, sua amante.  As palhaçadas do dia, as noivas sérias, as nuas, (ops! essas não entram no álbum), as que perdem a hora, as que ficam prontas 2 horas antes…. ai ai….
Eu já montei vários álbuns aqui na minha cabeça só escrevendo o texto. Mas sabe o pior?? Além do carro que vai ser antigo daqui a 10 anos, a fotógrafa vai ser também! “Olha, a Carol foi fotógrafa do casamento da mamãe!! Vai fotografar seus 15 anos!”
FALA SÉRIOOO!!!!!!!!!! Vou me aposentar até lá só para não ouvir isso! :D 


Bem, espero que gostem como gostei das palavras da Carol, este texto esta fantastico, como sou diagramador dos meus albuns, passo sempre por estas questões.


Américo Sperandio



Um comentário: